28/02/2018 às 22:17 dicas e curiosidades

Cuidados com o umbiguinho

874
3min de leitura

O que é e como cuidar? 

Muitos pais e mães quando me ligam para agendar uma sessão newborn, questionam se não é melhor aguardar a queda do coto umbilical para só então agendarem a sessão. Outros, quando vêm à sessão, estão cheio de dúvidas, aflições e receios sobre o coto.

E então, afinal, o que é o coto umbilical, quais o cuidados que os pais e as mães precisam ter e quais os cuidados que eu tenho durante a sessão fotográfica?

O coto é uma pequena porção do cordão umbilical, que durante a gestação ligava o bebê à mãe. Assim que ocorre o nascimento, o cordão é pinçado e cortado e a seguir, o obstetra coloca um grampo plástico ou fita umbilical para ocluir os vasos sanguíneos. O grampo plástico é removido antes da alta hospitalar, pois não há mais risco de sangramento. Esse resquício de cordão umbilical cai entre sete e quinze dias, podendo em alguns casos, demorar mais ou menos para a queda, o que não deve gerar preocupação, afinal, cada criança é única e responde de forma diferente.

Crédito da foto: Nane Newton Fotografia

E quais os cuidados que as mamães e papais precisam ter com o umbiguinho?

A área precisa cicatrizar, portanto, é importante que esteja sempre seca, arejada e bem limpinha, o que também evita infecções. Sempre posicione a fralda abaixo dessa região, para evitar contaminação pelas fezes e urina.

O maior cuidado que se deve ter no coto é a higiene, tanto durante o banho, feita com água e sabão neutro, secando bem logo em seguida, como a higienização com álcool 70%. Quem realiza essa tarefa precisa estar com as mãos bem lavadas.

A higienização é realizada com um haste flexível embebido em álcool 70% (vendido em qualquer farmácia) e deve ser feita duas vezes ao dia ou com maior frequência, ainda mais se houver excessiva secreção ou até mesmo sangramento. Comece a limpeza pela base do umbigo, junto ao corpo, é essa área que deve ser mantida limpa. Troque a haste flexível quantas vezes for preciso até que a ponta de algodão saia limpinha. Vale lembrar que um leve sangramento é normal nos primeiros dias após o nascimento.

Após a queda do coto, a limpeza tem que continuar sendo feita por, no mínimo, dez dias, para garantir a cicatrização da pele do umbigo. Caso sinais de infecções, tais como vermelhidão, secreção, mau cheiro e sangramento excessivo sejam notados, o pediatra deve ser procurado.

O coto umbilical nas fotografias

Durantes as sessões newborn, todas as poses são pensadas e planejadas visando o bem-estar e a segurança do bebê. Isso requer alguns cuidados para posicioná-lo sem que haja pressão na região do umbigo, e sem deixá-lo evidente nas fotos. Ao retirar as roupinhas e acessórios usados na sessão, tomo todo cuidado necessário para que não seja puxado por acidente. Ou seja, o fotógrafo que tem especialização em newborn e experiência, fará tudo para que não haja problemas com o umbiguinho do seu bebê!

O coto umbilical dói? Posso enfaixar?

Outras perguntas muito frequentes durante a sessão de puericultura, informações sobre os cuidados com os bebês, que ofereço às mamães após as fotos: esse coto umbilical dói? Por que meu bebê chora quando faço a higienização? Preciso enfaixar a região como faziam antigamente? Posso colocar uma moeda presa com fita para que o umbigo não fique saltado?

Os bebês não sentem dor nessa região, visto que não há terminações nervosas ali, então o choro só ocorre por causa do desconforto do líquido gelado e não porque a limpeza está machucando ou ardendo.

Em hipótese alguma use moedas, faixas ou outros materiais que possam manter abafada essa região e facilitar a ocorrência de infecção. Com a cicatrização completa da pele, haverá um regressão gradativa e o umbigo ficará bonitinho, sem a necessidade de forçar esse processo.

Texto: Priscilla Felix

28 Fev 2018

Cuidados com o umbiguinho

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

cordão umbilical newborn umbigo

Quem viu também curtiu

08 de Jul de 2018

Dica de Segurança sobre a pose do Sapinho

03 de Jan de 2020

Descamação da pele do recém-nascido

28 de Fev de 2018

A escolha do nome do bebê