Sobre Fotografia Newborn Especializada - Priscilla Felix - São Paulo/SP

Enfermeira e Fotógrafa Especializada em Newborn

Priscilla Felix




Enfermeira de formação e fotógrafa Newborn por paixão!
Meu nome é Priscilla Felix, sou enfermeira de formação há quase 20 anos, mas o que realmente faz meus olhos brilharem há 4 anos é a fotografia Newborn.

A fotografia Newborn chegou na minha vida de forma perfeita e quero compartilhar com você um pouquinho da minha trajetória.




O começo de tudo
Com a chegada da minha primeira filha nasceu em mim a paixão por recém-nascidos. Busquei através da formação profissional em enfermagem o contato com esses "piticos" que tanto admiro, amo e respeito. Poderia escrever sobre essa experiência, mas para resumir, trabalhando na neonatologia percebi que o sofrimento era muito maior do que o prazer de poder ajudá-los. Fui para China fazer pós-graduação em medicina chinesa e depois abri aqui em São Paulo um consultório. O contato com as pessoas ainda era algo que eu queria ter, e o consultório atendia minhas expectativas.


Nessa mesma época a fotografia entrou na minha vida. Meu cunhado me trouxe do Japão uma câmera profissional de filme, analógica. Como eu não conhecia nada e não existiam tutoriais e nem a facilidade de encontrar tudo na internet, fui aprendendo a mexer nela sozinha, em modo manual. Essa experiência, aliada com a vontade de registrar o desenvolvimento da minha filha, fez a fotografia se tornar um hobby muito gostoso na minha vida.


Quando a vida proporciona mudanças incríveis
Ao longo do tempo a vida preparou outros caminhos para mim e tudo mudou quando meu marido foi transferido para os EUA em 2007. Fechei o consultório para acompanhar a família e, quando as minhas filhas estavam na escola, eu tinha tempo livre para fazer o que quisesse. Descobri então que eu queria mesmo era estudar fotografia.


Morando em Cincinnati/OH decidi fazer um curso gratuito na escola Great Oaks sobre os fundamentos da fotografia. Nesse momento não tinha mais dúvidas: eu queria me dedicar a isso!


Quando eu retornei para o Brasil eu quis juntar essa paixão da fotografia e do newborn, e fui buscar especialização na área. Meu primeiro ensaio foi em junho de 2014 e em abril de 2015 fiz o meu primeiro newborn como profissional, de gêmeos.

A realização
Ao descobrir a fotografia newborn e poder associar isso com tudo que eu buscava, aquela estrelinha de luz no meu coração acendeu novamente. Nesse momento surgia uma nova Priscilla, que misturava o sonho que tinha aos 20 anos, quando entrava na faculdade para cuidar do recém-nascido, com um hobby maravilhoso que despertava cada vez mais a vontade de eternizar momentos.

Ainda é o começo do meu caminho e quero ir muito além, mas hoje olho para minha história com orgulho e a enfermagem faz cada vez mais sentido nessa trajetória. Atualmente, divido meu tempo entre minhas grandes paixões: minha família, as palestras e cursos para fotógrafos sobre segurança baseada na fisiologia e anatomia do recém-nascido e, claro, as sessões de fotos das gestantes, newborn e acompanhamento do bebê.




A segurança do bebê
Quando falamos em recém-nascido, a fotografia vai muito além de edição de imagens e adereços nas fotos. É fundamental saber o que pode ser feito, respeitar os momentos dele e da mamãe e entender a segurança por trás da manipulação de uma articulação e do posicionamento seguro para bebês. O recém-nascido é um ser completamente indefeso e seu organismo ainda está se adaptando à vida fora do útero.


A Enfermagem me proporcionou o conhecimento da anatomia do recém-nascido que, aliado ao conhecimento das técnicas e posicionamentos fotográficos, garante que eu trabalhe com total segurança.


Durante os ensaios eu também posso auxiliar as mamães com as dúvidas que elas têm e quanto aos cuidados com seus bebês durante as primeiras semanas de vida.




Cursos e Palestras
Dominar a técnica fotográfica é apenas o básico nessa área. É necessário saber muito sobre recém-nascidos. Estudar e fazer cursos de especialização é obrigatório para qualquer profissional responsável. E não falo apenas de fazer os cursos básicos que ensinam a posicionar o bebê, mas de como fazer os posicionamentos e tomar todas as outras providências para que a sessão newborn seja segura do início ao fim.


Desde Junho de 2015, ministro palestras nas Oficinas realizadas pela fotógrafa Paloma Schell, orientando, conscientizando e informando os fotógrafos que por ali passaram sobre a importância de conhecerem melhor o bebê recém-nascido.


Desde o início de 2017, realizo o Workshop Segurança em Foco, e percorro o Brasil e outros países para divulgar e difundir conhecimento para que mais fotógrafos estejam capacitados e preparados para realizar um ensaio seguro.




Sobre o estúdio
Aqui tudo foi preparado para receber você e seu recém-nascido de forma segura e confortável. Respeitamos os horários e a rotina do recém-nascido. O ambiente é climatizado, temos o cantinho especial para a mamãe amamentar o bebê, com uma música ambiente para que todos fiquem relaxados.