09/04/2023 às 01:56 dicas e curiosidades

Como lidar com as cólicas em um recém-nascido: Dicas práticas para aliviar o desconforto.

12
2min de leitura

As cólicas são um problema comum em recém-nascidos e podem ser muito desconfortáveis para o bebê. Aqui estão algumas dicas práticas para ajudar a aliviar as cólicas:

  1. Movimente o bebê: carregue o bebê no colo, vale andar pela casa, ou movimentar o bebê para cima e para baixo de maneira lenta, sem impacto. O movimento pode ajudar a aliviar as cólicas e acalmar o bebê.
  2. Faça uma massagem: Massageie suavemente a barriga do bebê em movimentos circulares. Isso pode ajudar a aliviar a dor e a pressão causada pelas cólicas.
  3. Use uma bolsa de água morna: Coloque uma bolsa de água morna ou uma compressa quente na barriga do bebê. Certifique-se de que não esteja muito quente e de que esteja envolvida em uma toalha ou pano para evitar queimar a pele do bebê.
  4. Tente mudar a alimentação: Se você estiver amamentando, tente evitar alimentos que possam causar cólicas no bebê, como brócolis, feijão, couve-flor, entre outros. Se o bebê estiver tomando fórmula, converse com o pediatra para ver se pode ser necessário trocar a marca ou tipo de fórmula.
  5. Tente relaxar o bebê: Crie um ambiente calmo, tranquilo para o bebê e mantenha-se calmo também. Tente fazer uma rotina noturna relaxante antes de colocá-lo para dormir, como um banho morno ou uma música suave.
  6. Consulte o pediatra: Se as cólicas persistirem ou se o bebê estiver chorando excessivamente, pode ser necessário consultar o pediatra para avaliar a saúde do bebê e determinar se há algo mais que possa ser feito.

Lembre-se de que as cólicas são comuns em recém-nascidos e podem durar algumas semanas. Seu bebê pode precisar de algum tempo para se adaptar ao novo ambiente e ao processo de digestão. Se você estiver preocupado com o bem-estar do bebê, consulte sempre o pediatra.

Texto: Priscilla Felix, enfermeira e fotógrafa especializada em recém-nascidos

09 Abr 2023

Como lidar com as cólicas em um recém-nascido: Dicas práticas para aliviar o desconforto.

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

6 dicas para aliviar a cólica do recém-nascido colica do recem nascido colicas no recem nascido dicas sobre colicas fotografia especializada em newborn recem nascido

Quem viu também curtiu

08 de Jul de 2018

Dica de Segurança sobre a pose do Sapinho

03 de Jan de 2020

Descamação da pele do recém-nascido

28 de Fev de 2018

A escolha do nome do bebê