5 dicas para refletir sobre o pós-parto

111
3min de leitura

Com a chegada do recém-nascido, nossa vida e rotina viram do avesso. É impossível passar por essa fase sem cometer nenhum erro porque maternidade é um grande aprendizado! Mas você não precisa repetir os mesmos erros que todo mundo – esses são 7 assuntos que todos os papais e mamães de recém-nascido precisam parar para refletir:

ACEITE AJUDA!

Se a visita se oferecer para segurar o bebê para você tomar um banho ou até mesmo para tirar um cochilinho de 15 minutos, a vizinha que se oferece fazer algo para o almoço, a sogra que se oferece para lavar as roupinhas – aceite! Crescemos numa cultura que faz a gente achar que temos que dar conta de tudo e que não devemos incomodar as pessoas e fazer de conta que está tudo maravilhoso em casa. Maravilhoso mesmo é aceitar ajuda, é contar com a generosidade das pessoas, coisa que só aprendemos com o amadurecimento. Só que depois que você recusa ajuda uma vez, a pessoa não te oferece mais! 

CONFIE NAS SUAS ESCOLHAS

Tem até vários memes nas redes sociais sobre os pitacos e palpites que vem junto com a maternidade. As pessoas gostam de contar como funcionou para elas, como fizeram X coisa e o bebê dormiu, acalmou a cólica e etc. Ouça o que as pessoas tem a dividir sobre as experiencias delas na maternidade mas tome cuidado para não ceder a comentários. Se ficar com dúvida, converse com um profissional da área, o pediatra do seu bebê, a consultora de amamentação e ame suas escolhas com tanta força que terá leveza para deixar comentários entrarem por um ouvido e sair pelo outro!

 SAIA DE CASA!

Hoje temos acesso a culturas diferentes das nossas e, podemos tirar proveito do que é bom nelas. Em muitos países os pais são encorajados a sair de casa e passear desde o primeiro dia, faça sol, chuva ou neve! Ficar preso dentro de casa não faz bem para sanidade mental de ninguém! É claro que em tempo de pandemia, precisamos ter cuidados extras, usar máscara, álcool em gel nas mãos mas dar uma voltinha na praça, no parque ou na rua perto de sua casa é saudável para você e para seu bebê.

 DESCANSE!

Essa é difícil mas é possível. Você já deve ter ouvido a famosa frase: “dorme quando o bebê dormir”. Mas cadê a hora de lavar roupa porque o bebê está lavando roupa? rs! Quando o bebê dorme, temos mais de mil coisas para fazer. Mas em algum momento do dia invista na sua sanidade mental, no autocuidado e durma ou faça algo por você!

 SOCIALIZE-SE

A maternidade é muito mais difícil se estivermos sozinhas. Nosso círculo de amigas muda um pouco depois da maternidade e a rotina muda demais. A tendencia é acabarmos nos isolando e isso é muito prejudicial. Procure pessoas que estão passando pela mesma fase da vida que você, facilita bastante! Nos tempos modernos há vários grupos em redes sociais, rede de apoio. Se a vida virtual não te causa interesse, frequente as praças, espaços de brincar, cursos para mães perto de você, procure grupos de mães do bairro e depois volte pra contar como foi a experiência.

29 Out 2021

5 dicas para refletir sobre o pós-parto

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

aceite ajuda amamentação apoio materno dicas pos parto erros maternidade maternidade maternidade real newborn parto humanizado recem mamae recem nascido rede de apoio materna reflexoes de mae

Quem viu também curtiu

11 de Abr de 2018

Orientações para o Ensaio Newborn

23 de Ago de 2017

Selo Foto Bonita é Foto Segura

18 de Ago de 2017

Carta para o Papai e a mamãe