Newborn Humanizado - Já ouviu falar?

552
2min de leitura

Nos últimos tempos, temos ouvido falar demais na palavra humanizado... tratamento humanizado, parto humanizado, assistência humanizada, mas o que de fato isso que dizer na vida prática?

Lembro da época de graduanda de Enfermagem lá em 1995 em que já se ouvia o termo, oferecer um atendimento humanizado. Me formei em 1998 e o tempo em que estive atuando dentro de instituições hospitalares, a tal humanização ficava só nos cadernos e ideais. Anos se passaram e agora vejo que esse movimento está ganhando cada vez mais importância e sendo colocado em prática em diversas áreas e não está restrita a área de saúde. Isso é ótimo!

Desde que comecei a atuar como fotógrafa de recém-nascidos em 2014, tinha um objetivo claro: fazer lindas fotos para aquela família que me procurava mas pautando minha conduta no respeito ao bebê, acolhendo as recém-mamães sem julgamento ou fazendo imposições. Tenho orgulho em dizer que sempre fiz o que o bebê permitia, mais do que poses técnicas, o objetivo era captar a unicidade daquele bebezinho e criar uma experiência agradável para a família.

Agora, o termo humanização chegou à fotografia  #newbornhumanizado e estou mais que feliz de ver que os valores que acredito estão ganhando importância por outros fotógrafos também. Logo, temos a oportunidade de melhorar o mercado da fotografia newborn e quem ganha com isso são os bebês!

Mas quais as premissas de um ensaio newborn "humanizado"? 

Humanização é ação de humanizar, tornar mais humano e benévolo. Na fotografia newborn isso pode ser feito através do acolhimento gentil da família durante o ensaio. Receber o bebê daquela mãe com todo respeito às crenças, as dificuldades que eles apresentam nessa fase de adaptação e, acima de tudo, tornar memorável a experiência que virá junto com as fotos, que na verdade, são consequência do trabalho.

Ao respeitar a família sobre o que eles decidiram sobre dar chupeta, mamadeira, fralda de pano e etc é um ato humanizado. Não impor o uso da chupeta para facilitar o ensaio é outra maneira de ser humano. Estudar minimamente sobre a fisiologia do bebê para entender como posicionar da maneira mais confortável e segura é também tornar o ensaio benévolo. Respeitar as pausas para a amamentação sem apressar a dupla (mamãe e bebê), higienizar absolutamente tudo que entrará em contato com o recém-nascido e permitir que as mamãe e papais fiquem junto durante a sessão é humanização!

Mamães e papais, a sessão newborn é sobre vocês e para vocês! <3

Foto: Priscilla Felix

Texto por Priscilla Felix

24 Jun 2020

Newborn Humanizado - Já ouviu falar?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

#newborn #newbornhumanizado acolhimento materno amamentação enxoval do bebê foto newborn fotografia fotografia humanizada maternidade new born recem nascido rede de apoio

Quem viu também curtiu

11 de Abr de 2018

Orientações para o Ensaio Newborn

23 de Ago de 2017

Selo Foto Bonita é Foto Segura

18 de Ago de 2017

Carta para o Papai e a mamãe